Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Setembro > Ministério da Economia promove segundo Seminário de Energia

Economia

Ministério da Economia promove segundo Seminário de Energia

Energia

Setor é considerado fundamental pelo governo para a retomada do crescimento do país
por publicado: 18/09/2019 12h54 última modificação: 18/09/2019 16h15

A Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (Secap/ME) promove nesta quinta-feira (19/9), em Brasília, o segundo Seminário Secap de Energia.  A iniciativa pretende discutir o tema no ano em que o setor de energia é visto pelo governo como instrumento fundamental para a retomada do crescimento econômico do país com a implantação do Novo Mercado de Gás, o fim da diferenciação de preços do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a revisão do contrato da cessão onerosa e a venda das refinarias da Petrobras. 

“O ano de 2019 vem sendo muito produtivo, quando se trata da revisão dos marcos legais do setor de energia. A nossa parceria com o Ministério de Minas e Energia tem sido fundamental para estruturação desses novos marcos legais”, destaca o secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, Alexandre Manoel. “Mas, há muito ainda por vir como a modernização do marco legal do setor elétrico e medidas para ampliar a concorrência no setor de combustíveis”, acrescentou.

Nesse sentido, o secretário avalia o seminário como um fórum altamente qualificado para debater ideias que “serão certamente incorporadas à agenda de ampliação da concorrência, em benefício da sociedade”. 

A abertura do evento será realizada pelo secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. A programação prevê discussões entre o poder público e o setor privado sobre as perspectivas e o monitoramento para o Novo Mercado de Gás; medidas necessárias para ampliação da concorrência para o mercado de GLP, popularmente conhecido como gás de cozinha; e a importância da modernização do setor elétrico para o desenvolvimento do país.  

Além de representantes do Ministério da Economia, participam do seminário representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), de distribuidoras e de revendedoras de GLP.  A iniciativa é aberta ao público. 

Segundo Seminário Secap de Energia
Horário: 9h às 16h
Local: Esplanada dos Ministérios, bloco K

Confira a programação abaixo:

Programação