Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Setembro > Secretário de Fazenda participa de programa sobre o Orçamento para 2020

Economia

Secretário de Fazenda participa de programa sobre o Orçamento para 2020

Orçamento

Programa Expressão Nacional, da TV Câmara, discutiu “Orçamento 2020 e Crise Econômica”
por publicado: 16/09/2019 09h32 última modificação: 16/09/2019 11h34

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, participou no último dia 10 do programa Expressão Nacional, da TV Câmara, que teve como tema “Orçamento 2020 e Crise Econômica”.

Além dele, estiveram presentes o relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2020 (PLOA 2020), deputado federal Domingos Neto (PSD/CE), o relator da PEC 438 – que trata da Regra de Ouro –, deputado federal Felipe Rigoni (PSB/ES), e o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente, o economista Felipe Salto.

O debate explorou as interrelações entre a dificuldade do Brasil retomar uma trajetória sustentável de crescimento e as restrições fiscais que se apresentam refletidas no PLOA 2020. Dentre as ressalvas destacou-se, principalmente, o volume de despesas obrigatórias que levaram a se orçar o menor nível de investimento público em mais de uma década.

Ao explicitar os efeitos danosos do crescimento automático das despesas obrigatórias, foi evidenciado que o PLOA 2020 cria uma excelente oportunidade para se colocar a discussão sobre a necessidade de desobrigar, desindexar e desvincular o orçamento. Este foi o caminho apontado para recolocar o país em trajetória de solvência, bem como viabilizar os investimentos e as políticas públicas efetivas, eficazes e eficientes, que contribuem para o crescimento econômico.