Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Junho > Portugueses conhecem modelo de compras públicas do Brasil

Economia

Portugueses conhecem modelo de compras públicas do Brasil

Desburocratização

Ministério da Economia recebe missão de empresários de tecnologia de Portugal
por publicado: 17/06/2019 12h15 última modificação: 17/06/2019 13h17

Integrantes da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital iniciaram, nesta segunda-feira (17/6), conversas com empresários do setor de tecnologia de Portugal interessados em oferecer soluções para o governo brasileiro. As reuniões com a missão portuguesa acontecem até amanhã (18/6) na Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Na abertura do encontro, o secretário de gestão, Cristiano Heckert, ressaltou a importância do uso da tecnologia nas transformações em curso no governo. “Nossa gestão está baseada em três pilares, todos ancorados em tecnologia: digitalização de serviços para a sociedade, de processos administrativos e a reestruturação do Estado”. Segundo Heckert, a informática tem sido o viabilizador das mudanças, mas também o gargalo dessas inovações. “Temos bons parceiros. Porém, buscamos soluções inovadoras que nos ajudem na modernização do Estado numa velocidade maior”, disse.

O secretário-adjunto da Secretaria de Governo Digital, Ulysses Melo, reforçou a necessidade da transformação digital e apontou como um grande desafio a digitalização de mil serviços num período de dois anos. “Dos 2,9 mil serviços que prestamos à população, 40% são digitais. Temos a meta de digitalizar outros 450 este ano e 550 em 2020. Queremos apresentar nossa realidade a vocês e conhecer a solução que tenham a nos oferecer”, acrescentou Melo aos integrantes da Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Eletrônica (Anetie) de Portugal. Os empresários portugueses procuraram a Secretaria de Gestão, buscando aproximação com o governo brasileiro.

O objetivo do encontro, segundo o vice-presidente da Anetie, António Costa, é estreitar o relacionamento entre os dois países e estimular a cooperação bilateral. “Queremos conhecer o setor público de outros países. E acreditamos que possamos oferecer produtos inovadores para vocês”, informou. Nos dois dias de encontro, os portugueses conhecerão os processos de contratações públicas, sistemas de centralização de compras no Brasil e requisitos de acesso ao mercado brasileiro. Além disso, serão identificadas áreas para troca de informações e de parceiros nos dois países.

17/06/2019 - Reunião Cristiano Heckert Empresários Portugueses