Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Março > Secretário Rogério Marinho se reúne com entidade do setor de Serviços na Fundacentro

Economia

Secretário Rogério Marinho se reúne com entidade do setor de Serviços na Fundacentro

SEGURANÇA DO TRABALHO

Tema central do encontro foi Segurança e Saúde no Trabalho; secretário ressaltou papel da Fundacentro como parceira na normatização da SST
por publicado: 15/03/2019 10h00 última modificação: 15/03/2019 11h03
Colaboradores: Kamila Rodrigues, Cristiane Reimberg
Reunião na Fundacentro

Reunião na Fundacentro

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, se reuniu nessa quinta-feira (14) com representantes da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) na sede da Fundacentro, em São Paulo. Em pauta, temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Reunião na Fundacentro

O encontro contou com as presenças da presidente da Fundacentro, Marina Battilani, e do presidente da Cebrasse, João Diniz. O setor de Serviços emprega cerca de 7 milhões de trabalhadores em 62 mil empresas no Brasil, segundo dados da “Pesquisa Anual de Serviços”, do Instituto Brasileiro de Geografia Econômica (IBGE).

Durante a reunião, Marinho falou sobre a importância da regulamentação sobre a segurança e saúde no trabalho. O secretário especial ressaltou o papel da Fundacentro como parceira neste processo.

“Este órgão é relevante e essencial no embasamento técnico das nossas normas, que regem a segurança e a saúde do trabalhador. A uniformização dessas ações nos dá segurança de que estamos sintonizados com o que acontece de forma moderna em todo o mundo do trabalho”, afirmou.

Marina falou sobre o trabalho da fundação em fornecer subsídios técnicos para a revisão das normas regulamentadoras e toda legislação voltada à SST. Ela enfatizou o trabalho conjunto e interdisciplinar entre a instituição e setores do Ministério da Economia, como a Secretaria de Trabalho e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), corroborando com a avaliação de Marinho.

“A Fundacentro é esse órgão de assessoramento técnico e social no sentido de fortalecer e embasar tecnicamente todas as instruções normativas, decretos e portarias ligadas à nossa fiscalização”, declarou Marina.

Trabalho conjunto - Marinho destacou que esse trabalho deve ser feito sempre em conjunto com a Secretaria de Trabalho, a SIT, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entidades ligadas ao setor e representação de empregadores e trabalhadores. A cooperação entre esses órgãos e a Fundacentro deve ajudar na construção das normas e nas condições de regulamentação a fim de dar tranquilidade aos trabalhadores e, ao mesmo tempo, respaldo à legislação para que os fiscais possam fazer adequadamente seu trabalho.

O secretário especial salientou que Marina tem a missão de devolver à Fundacentro toda a importância que a instituição sempre teve, agora de forma revigorada e fortalecida. “Há uma responsabilidade muito grande nesta atividade, que é essencial para o mundo do trabalho. Nós somos parceiros, incentivadores e apoiadores desta ação, que certamente vai redundar em benefícios para a sociedade brasileira”, concluiu.

Uma das medidas que a presidente da fundação pretende implantar é expandir a transmissão em tempo real dos eventos da Fundacentro, além do oferecimento de vagas em cursos de Ensino à Distância (EaD). A disponibilização de vídeos no canal institucional no YouTube também deve ser intensificada.


Ministério da Economia*
Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
Assessoria de Imprensa
(61) 2021-5449
*Com informações da Fundacentro